Conquistas da suinocultura é tema de documentário da ABCS
O resultado desse trabalho é tema do documentário “O que juntos construímos”, lançado durante o XVII Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), realizado no final do mês de junho. O vídeo tem como objetivo mostrar que a união da cadeia e a colaboração para o trabalho da ABCS resultaram no acesso dos consumidores brasileiros a informações e produtos de carne suína, um legado reconhecido por todo o agronegócio. Representatividade, ética, inovação, credibilidade, coragem e paixão são algumas das palavras utilizadas pelos entrevistados para resumir as atividades desenvolvidas pela ABCS. O produtor e consultor Luciano Roppa tem experiência com outros setores e destaca a atuação da instituição como um exemplo para toda a cadeia de proteína animal. “Um trabalho que não só ajuda o criador dentro da propriedade através de inúmeros treinamentos referentes a granja, genética, mas também tem a divulgação do seu produto final. O sucesso alcançado é um exemplo para outras associações como modelo de campanha e estratégia para divulgar e incentivar o consumo da carne suína”. O diretor comercial do Comper, Leonardo Miyao, falou sobre a importância de promover a carne suína e da aproximação com o varejo para a capacitação de colaboradores e inserção da proteína nos supermercados. “O setor é muito bem representado pela ABCS, que realmente participa da realidade, vai para as lojas e para os açougues. Isso faz a diferença”. Esse trabalho que foi iniciado com cursos de cortes em diferentes estados, hoje é peça chave na entrega e nos resultados alcançados pela Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), principal vitrine da carne no varejo brasileiro. Entrando em sua quinta edição junto ao Multivarejo, responsável pelas redes Extra e Pão de Açúcar, a parceria já trouxe muito mais que capacitação técnica para os colaboradores da loja, que se sentem mais motivados a vender durante a realização da campanha. O gerente comercial de aves e suínos do GPA, David Buarque, afirma que os treinamentos perduram e influenciam no desenvolvimento do colaborador. “Costumo dizer que deixa de ser açougueiro para ser vendedor de carne suína no período da campanha. O funcionário sai muito engajado”. Além do trabalho junto ao varejo, a ABCS também dissemina os benefícios e o sabor da carne suína com profissionais de saúde por meio de formadores de opinião, como é o caso do cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração e do Hospital Dante Pazzanese, Dr. Daniel Magnoni, e do preparador físico Márcio Atalla. Parcerias como essas tem possibilitado a inserção de informações sobre a saudabilidade da proteína em meio de comunicação de alta penetração, como é o caso do programa Bem Estar da Globo, da revista Veja e do jornal Folha de São Paulo. Os resultados também são perceptíveis na gastronomia, que vem abrindo cada vez mais espaço para a carne suína. É o caso do chef e apresentador do SBT Carlos Bertolazzi, que desde que começou a trabalhar com a proteína em setembro do ano passado durante o festival Suíno no Ponto, inseriu três opções de carne suína no seu cardápio. Além do benefício do sabor, ele também assinala o custo-benefício como mais um ponto positivo. “Os clientes tem desejado mais pratos com a carne. Para mim, como chef e empresário, é ótimo porque tem um preço acessível, fator importante para mantermos a margem, principalmente em um momento de crise”. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica a importância de apresentar todas essas conquistas como uma realização conjunta de toda a cadeia, que colabora com o FNDS e apoia o trabalho da entidade. “Somos hoje um case de sucesso no agronegócio brasileiro por termos conseguido unir nacionalmente os elos da cadeia produtiva no Brasil. Dialogamos e estamos junto a eles em busca de soluções e oportunidades para a carne suína no mercado nacional”, afirma. Fonte:Suinocultura Industrial
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